25.1.10

O que querem as mulheres?

Leila Lopes se suicida. Em carta aberta, deixa transparecer certa mágoa, e medo de envelhecer. Recém-histerectomizada, e um ano após participar de um filme pornô, numa reviravolta de sua carreira como atriz global, parece não ter aguentado o tranco da depressão, muito possivelmente potencializada pelo desbalanço hormonal da recente operação.

Fernanda Young posa para a Playboy. Cultuada como intelectual, modelo de mulher inteligente, se rende à revista masculina. Admite todos os motivos que levaram a fazê-lo, menos a vaidade. A edição encalha nas prateleiras. Pelo visto, intelectuais com sexualidade pusilânimes não mexem com o imaginário masculino.

Num tempo em que o ser, e mesmo o ter, cedem lugar ao parecer, falar de crise de personalidades e relacionamentos é quase lugar-comum. Mas o que se pode acrescentar, a partir destas facetas, sobre uma patente crise na feminilidade? Concedo que, sendo homem, talvez me falte alguma chave de compreensão: cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Mas ao me aproximar deste universo feminino, real ou ficcional durante toda uma vida, tenho a impressão que as mulheres perderam os parâmetros daquilo que as traria felicidade. Amor, sexo, companheirismo, filhos, realização profissional, corpo perfeito?

O que querem as mulheres?? Respondam vocês!