24.4.10

Os Livros que Mudaram a Minha Vida

Estou fazendo a série no Twitter, com um livro por dia, de forma totalmente aleatória.
Vou consolidá-los aqui, no blog, na medida em que anunciá-los por lá.

Melhor romance já escrito em português, soberba obra de um escritor iluminado
Uma ficção lúcida que até hoje espanta pela realidade e visão.
Este livro quase me fez desistir de meu emprego na IBM e fazer mestrado na Engenharia Biomédica, para estudar a complexidade da mente humana.
Gabriel Garcia Marques me ensinou que por algumas mulheres vale a pena esperar a vida inteira...
Este livro foi um luz no meu caminho, e me trouxe muitas respostas àquilo que me vinha perguntando há décadas.
Este livro foi uma referência para as gerações anteriores à minha, mas também me serviu como uma iniciação ao meu caminho espiritual.
A poesia e espiritualidade da matemática e da física sempre me seduziram, e talvez tenham influenciado minhas escolhas profissionais.
Joseph Campbell fala de cada um de nós, ao dissecar a estrutura dos mitos e o caminho do herói em todas as culturas.
Como também disse Goethe, "Não há crime humano que eu seja incapaz de cometer". Camus recupera a questão das auto-indulgências, e nos leva, através da fábula, a uma viagem interior.
As diferentes concepções de amor podem coabitar um mesmo relacionamento? Ou: ainda há espaço para a entrega ao outro?
Tentando entender um pouco mais as mulheres, me deparei com esta obra de arte.
Lições de sensibilidade e vida. E algumas frases memoráveis.
Não é novidade o fato que Herman Hesse mexeu com a vida de muitas pessoas... com a famosa trilogia, que também contaria com "O Lobo da Estepe", e "O Jogo...", Hesse ajudou a delinear o caminho de busca espiritual de gerações.
Todos os contos do livro são maravilhosos, mas especialmente "A Terceira Margem do Rio", que eu acho que é a melhor peça de literatura que decanta a alma masculina e as relações dos filhos com os pais. Mas falar qualquer coisa é diminuir a obra...
No meu primeiro ano de engenharia fui apresentado a este texto... que, com certeza, contribuiu para temperar minha visão de mundo a despeito da formação acadêmica das exatas
Ken Wilber é, para mim, um dos grandes filósofos atualmente vivos... mas tenho certeza que seu valor só será reconhecido pela história. Está muito a frente de nosso tempo.
Li este livro três vezes, e a primeira vez com menos de 10 anos. Cada uma delas, um nível de interpretação, mas em todas elas, um experiência marcante.